POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO SAMBA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:

DIVERSIFICANDO CONTEÚDOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

Resumo

Este relato objetiva socializar as experiências oportunizadas pelo projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva, com a turma do 9º ano, no 2º bimestre de 2022, a qual trabalhamos o conteúdo danças e tematizamos o samba. A partir de um referencial teórico que discute sobre inclusão e diferenças, o artigo apresenta reflexões que evidenciam a potência da educação física escolar em tematizar conteúdos contra-hegemônicos na direção de uma perspectiva inclusiva.

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Biografia do Autor

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora adjunta da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD-UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (UFRJ). Membro do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física escolar, formação docente e inclusão em educação.

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Publicado

2023-09-04