A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA EXCEPCIONALIDADE (COVID-19). O CASO DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO. 2 PROF. FREDERICK WILLIAMS DICKENS
Resumo
Resumo: O artigo apresenta parte dos resultados de uma investigação que indaga as práticas docentes no Instituto Superior de Educação Física nº 2 "Professor Federico Williams Dickens" da Cidade Autônoma de Buenos Aires durante o contexto da emergência sanitária causada pelo Covid-19 (SARS-CoV-2) (2020-2021). O estudo buscou conhecer a experiência formativa pela qual os alunos passaram a partir de uma perspectiva retrospectiva e reflexiva de suas práticas formativas. Por meio de inquéritos e entrevistas, analisou-se o processo de prática docente na formação inicial de professores foi analisado com foco em sua dimensão pedagógica, levando em consideração tanto o processo de prática docente quanto às experiências significativas ao longo do curso. Esta publicação apresenta os resultados da análise dos inquéritos implementados a uma amostra de 150 alunos. A articulação entre categorias e indicadores mostrou que a experiência formativa na pandemia foi complexa, desafiadora e com potencial futuro para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem por meio da incorporação de recursos e ferramentas tecnológicas. Da mesma forma, a vivência em contexto de excepcionalidade apresentou-se como uma oportunidade para repensar as relações interpessoais que motivam, acompanham e cuidam dos percursos formativos. Estas conclusões não escapam a quem considera que o que viveu não está relacionado com a sua carreira e tem sido uma perda de tempo, uma falta de organização e um resultado pouco enriquecedor.
Palavras-chave: Formação de Professores. Ensino. Práticas. Covid-19. Tecnologias.
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