Criar cenários e instituir um coletivo: ad-mirar o Grupo de Estudos em Educação Física Escolar, Formação e Profissão Docente (GEEP/UFRJ)
AD-MIRING THE STUDY GROUP ON SCHOOL PHYSICAL EDUCATION, TEACHER EDUCATION, AND TEACHING PROFESSION (GEEP/UFRJ)
Résumé
O presente artigo tem como objetivo geral estabelecer um olhar ad-mirativo sobre o processo de constituição do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar, Formação e Profissão Docente (GEEP/UFRJ), com destaque para a sua atuação nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. O texto apresenta uma trajetória historizada organizada em três gradações, a saber: a aproximação entre universidade e escola; a extensão universitária a partir da perspectiva freiriana; e as pesquisas no ensino e na formação em Educação Física. A primeira gradação marca o contexto de emergência das questões iniciais que contribuíram para a constituição do grupo, em interlocução direta com o Subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRJ). A segunda gradação histórica consiste na criação e no fortalecimento de quatro ações de extensão, estruturadas a partir de uma matriz não assistencialista, a saber: Educação Física na Baixada Fluminense: autonomia e construção de conhecimento (EEFD Baixada); Lusco Fusco: Lutas na Escola; Kitangu: Educação Física na Educação Infantil; Laboratório de Histórias Infantis e a Cultura Corporal. A terceira gradação está representada por três projetos de pesquisa, a saber: “Pronúncias dos Educandos na Educação Física Escolar”; “Pronúncias Instituintes no Enfrentamento aos Desafios da Formação em Educação Física: Modos de Expressão nos Programas de Extensão”; e “Educação Física em Perspectiva Crítico-Dialógica”. Tais gradações têm conduzido o grupo a uma leitura constante do campo em dois eixos principais: o olhar coletivo e dialógico sobre os cenários criados nos projetos de extensão; e as pesquisas sobre o ensino de Educação Física e sobre a formação docente. Nesse percurso, o GEEP/UFRJ parece pronunciar novos enfrentamentos no campo e, consequentemente, reivindicar sua constituição como coletivo, sublinhando sua perspectiva fundamental de emergência coletiva enquanto grupo de professoras e professores com constante disponibilidade para a leitura, a releitura e a atuação na Educação Física, na escola básica, na universidade e no mundo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.