Grupo de Pesquisa ELAC: a corporeidade como potência pedagógica

Autores

Resumo

Por meio de uma escrita como experiência, problematizando os sentidos hegemônicos atribuídos ao corpo, apresentamos os objetivos, a metodologia e algumas produções de um grupo de pesquisa atento ao escolar. Com a corporeidade como categoria central de investigação, articulando projetos de ensino, pesquisa e extensão, o Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades) vem se constituindo há dezesseis anos. Nossas considerações, sempre provisórias, indicam a urgência da temática, em composições coletivas, críticas e questionadoras do status quo.

Palavras-chave: Grupo de pesquisa. ELAC. Educação. Corporeidade. Experiência.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosa Malena de Araújo Carvalho, Universidade Federal Fluminense

    Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos formativos e desigualdades sociais da FFP/UERJ, integrando a Linha Políticas, Direitos e Desigualdades. Com ampla experiência na área da Educação, coordena o Curso de Especialização em Educação Física Escolar e lidera o Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades), o qual desenvolve projetos com a rede pública de ensino, com pesquisas que priorizam os seguintes temas: corporeidades; experiências lúdicas; formação de professores/as; educação física escolar; educação de jovens e adultos. Como pesquisadora, integra o NEDEJA (Núcleo de Estudos e Documentação em EJA). É a atual secretária do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no Rio de Janeiro.

     

Publicado

2025-08-19