ENFRENTAMIENTOS HISTÓRICOS ALREDEDOR DE LAS DIRECTRICES CURRICULARES NACIONALES DE LOS CURSOS DE EDUCACIÓN FÍSICA:
¿PERSPECTIVA DE UNA UNIDAD DE FORMACIÓN O AVANCE DE LA FRAGMENTACIÓN?
Resumen
Esta investigación presenta um panorama histórico que analisa los conflictos em el campo de la Educación Física, que culminaron en las Directrices Curriculares Nacionales de 1987, 2004, 2018. Los registros oficiales revelan tensiones, disputas, consensos, discrepancias en torno a la consolidación de las Directrices y el intento recurrente de consolidación de dos tipos de formación - Licenciatura y Bacharelado[1]. Interlocutores y bastidores revelan el fortalecimento de la participación en el processo[CBR1] de elaboración y consolidación de las DCN.
[1] Optamos por deixar a palavra bacharelado em língua portuguesa por não encontrar tradução para essa especificidade na formação.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.