EMBATES HISTÓRICOS EM TORNO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

PERSPECTIVA DE UNIDADE DA FORMAÇÃO OU AVANÇO DA FRAGMENTAÇÃO?

Auteurs

  • Leila Cristiane Finoqueto Universidade Federal do Rio Grande
  • Ângela Adriane Schmidt Bersch Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-1263-9309
  • Camila Borges Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande

Résumé

Este estudo apresenta um panorama histórico analisando embates no campo da Educação Física que culminaram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos anos de 1987, 2004, 2018. Registros oficiais revelam tensionamentos, disputas, consensos, dissensos em torno da consolidação das DCN e a recorrente tentativa de consolidar dois tipos de formação - Licenciatura e Bacharelado. Os interlocutores e bastidores revelam o estreitamento da participação no processo de elaboração e consolidação das DCN. 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2021-12-15