EMBATES HISTÓRICOS EM TORNO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
PERSPECTIVA DE UNIDADE DA FORMAÇÃO OU AVANÇO DA FRAGMENTAÇÃO?
Abstract
Este estudo apresenta um panorama histórico analisando embates no campo da Educação Física que culminaram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos anos de 1987, 2004, 2018. Registros oficiais revelam tensionamentos, disputas, consensos, dissensos em torno da consolidação das DCN e a recorrente tentativa de consolidar dois tipos de formação - Licenciatura e Bacharelado. Os interlocutores e bastidores revelam o estreitamento da participação no processo de elaboração e consolidação das DCN.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.