AS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS E A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM PROJETO CONTRA HEGEMÔNICO
Resumo
A partir do conflito epistemológico na formação em Educação Física (EF), o trabalho teve como objetivo investigar a presença hegemônica de conteúdos biologizantes nesta formação e se a maior presença das ciências sociais e humanas possibilitaria uma perspectiva de formação mais crítica e engajada socialmente dos professores de EF. Na pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura da temática, uma pesquisa histórica sobre os suportes teóricos e práticos do campo e uma pesquisa documental de projetos políticos pedagógicos e currículos de cursos de formação em EF. A título de conclusões, constatou-se que os cursos os quais apresentam a maior presença das ciências sociais e humanas na sua grade curricular tendem a se aproximar do referido projeto contra hegemônico
Downloads
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.