A roupa velha do novo príncipe: “Ocasionalidades” da política no Brasil contemporâneo.

Auteurs

  • Livia MOURIÑO Universidade Federal Fluminense
  • Mônica ROCHA Universidade Federal Fluminense
  • Teresa MARINS Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.22409/enfil.v7i10.29479

Mots-clés :

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Résumé

Este texto é uma reflexão sobre o conceito de partido político, na concepção ampliada, proposta pela perspectiva gramsciana.  A reflexão fará um caminho de duas mãos, a primeira de caráter epistemológico ancorando na filosofia da práxis e na construção do significado de partido político traçada no Caderno 13 por Antônio Gramsci, que toma como referência O Príncipe de Maquiavel; e a segunda traz como relevância para o debate atual a atuação da Rede Globo de Televisão, através da cobertura jornalística no segundo turno da eleição presidencial de 1989 e da manifestação a favor do impeachment da Presidente Dilma em março de 2016, que corroboram para compreender a Rede Globo de televisão como partido político no Brasil contemporâneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Livia MOURIÑO, Universidade Federal Fluminense

    Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

     

  • Mônica ROCHA, Universidade Federal Fluminense
    Graduada em Ciências Sociais Universidade Federal Fluminense, Especialista em História do Brasil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense.
  • Teresa MARINS, Universidade Federal Fluminense

    Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense.

Téléchargements

Publiée

2019-07-24