v. 7 n. 10 (2019): ESTUDOS DO CADERNO 13º DE GRAMSCI

					Visualizar v. 7 n. 10 (2019): ESTUDOS DO CADERNO 13º DE GRAMSCI

A presente edição da Revista Encontros com a Filosofia, a décima, tal como o seu sétimo número, é resultante de um curso ministrado pelo Prof. Dr. Giovanni Semeraro no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, tendo como objeto de debates o décimo terceiro dos Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci, desta vez, no segundo semestre de 2019.

A persistência dos membros do Núcleo de Filosofia Política e Educação da Faculdade de Educação da UFF (NuFiPE/FEUFF) em estudar o Caderno 13 de Gramsci deve-se à atualidade de suas reflexões e direcionamentos metodológicos para pensar a política. Assim como o nosso sétimo número buscava pensar a realidade brasileira sob a ótica da reflexão carcerária gramsciana, no caso, em uma conjuntura de pós golpe e de avanço mais agressivo do neoliberalismo, o número atual tomará o mesmo ponto de referência para tratar das questões contemporâneas, depois que o projeto golpista triunfou nas urnas e avança na forma de um ultraliberalismo, culturalmente regressivo, entreguista da soberania nacional, destruidor do meio ambiente e que retira direitos sociais em favor do rentismo.

Com isso, o caráter político das intervenções realizadas aqui adquire contornos mais nítidos, tanto nos conceitos e temáticas gramscianas abordadas, quanto nas referências empíricas à realidade política brasileira. Procuramos, modestamente, contribuir para a compreensão do momento atual sugerindo como lente as categorias de Gramsci, que nos permitem observar os fenômenos com uma clareza que, por vezes, nos surpreende pela sua potência heurística ainda hoje, passados mais de oitenta anos do desaparecimento do autor.

Publicado: 2019-07-24

ARTIGOS