POSITIVISMO NO SÉCULO XIX

Autores

  • Claudia Alves UFF

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi1.36611

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Resumo

Não pretendemos, aqui, percorrer essa trajetória histórica, acompanhando os desdobramentos, inflexões e permanências dos aspectos constituintes do ideário positivista ao longo de um século e meio de sobrevivência na pauta das discussões filosóficas contemporâneas. Enfocaremos somente os princípios fundamentais postos na sua formulação original, da primeira metade do século XIX, principalmente elaborada por Auguste Comte, partindo daí para a sua repercussão no Brasil e os ecos que podemos observar nas concepções que envolvem a educação no mesmo século.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Alves, UFF

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Referências

Referências Bibliográficas

ALONSO, Ângela. Ideias em movimento: a geração 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

ALVES, Claudia M. C. Cultura e política no século XIX: o exército como campo de constituição de sujeitos políticos no Império. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

BARROS, Roque Spencer Maciel de. A ilustração brasileira e a ideia de universidade. São Paulo: Convívio; Editora da USP, 1986.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. (Completar)

GONÇALVES, José Ricardo Barbosa. A utopia da ordem social: o positivismo na crise da ordem imperial brasileira (1862-1898). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1989. (Tese de Doutorado)

JAPIASSU, Hilton. Nascimento e morte das ciências humanas. 2. ed., Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

LINS, Ivan. História do positivismo no Brasil. São Paulo: Nacional, 1964.

LOWY, Michael. Método dialético e teoria política. 2. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

MELLO, Maria Tereza Chaves de. A República consentida: cultural democrática e científica no final do Império. Rio de Janeiro: Editora da FGV; Editora da UFRJ, 2007.

MENDES, R. Teixeira. Benjamin Constant: esboço de uma apreciação sintética da vida e da óbra do fundador da República brazileira. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1937.

RÖD, Wolfgang. O caminho da filosofia: dos primórdios até o século XX; v. 2: do século XVII ao século XX. Brasília: Editora da UnB, 2008.

SÁ, Dominichi Miranda de. A ciência como profissão: médicos, bacharéis e cientistas no Rio de Janeiro (1895-1935). Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz, 2006.

Publicado

2020-12-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)