POSITIVISMO NO SÉCULO XIX

Auteurs-es

  • Claudia Alves UFF

DOI :

https://doi.org/10.22409/enfil.v1i1.36611

Mots-clés :

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Résumé

Não pretendemos, aqui, percorrer essa trajetória histórica, acompanhando os desdobramentos, inflexões e permanências dos aspectos constituintes do ideário positivista ao longo de um século e meio de sobrevivência na pauta das discussões filosóficas contemporâneas. Enfocaremos somente os princípios fundamentais postos na sua formulação original, da primeira metade do século XIX, principalmente elaborada por Auguste Comte, partindo daí para a sua repercussão no Brasil e os ecos que podemos observar nas concepções que envolvem a educação no mesmo século.

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Biographie de l'auteur-e

Claudia Alves, UFF

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Références

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Publié-e

2020-12-29

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