NOTAS SOBRE CONTRIBUIÇÕES DE FRIEDRICH SCHILLER E MÁRIO PEDROSA PARA UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Fernanda Castro

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi5.44304

Resumo

Resumo

O presente texto faz parte da nossa pesquisa de doutorado em educação, onde se pretende identificar os conceitos e concepções de Formação Integral e Educação Estética presentes nas políticas públicas e na prática de Educação Museal, numa comparação entre Brasil e Portugal. Apresentaremos reflexões sobre uma proposta de educação estética para a atualidade, tendo como base textos selecionados das obras de Friedrich Schiller e Mário Pedrosa. Analisaremos este material partindo da perspectiva da Formação Integral de Antônio Gramsci, entendendo a formação humana como um processo que envolve o desenvolvimento de habilidades manuais e intelectuais, tratando em especial de sua dimensão cultural e do incentivo ao pensamento crítico e a capacidade de “autogovernar-se”. Identificaremos convergências entre o pensamento de Schiller e Pedrosa, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da sensibilidade, dos sentimentos e do reconhecimento do mundo e sua relação com uma formação crítica, com função social e política.

Palavras-chave: Formação Integral; Educação Estética; Educação Museal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Castro

Educadora no Museu da Chácara do Céu-Instituto Brasileiro de Museus, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense no Campo de Confluência de Filosofia, estética e sociedade, sob orientação da Professora Doutora Martha D’Ângelo. Bolsista do CNPQ.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO