v. 3 n. 5 (2015): MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE

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No "Dossiê Modernidade e Pós-modernidade", este 5º número da Revista reúne algumas temáticas que foram tratadas na disciplina Tópicos Especiais em Filosofia moderna e seus desdobramentos no século XX, organizada e conduzida pelos Professores Martha D'Angelo, Giovanni Semeraro, Ronaldo Rosas e Marcos Marques, integrantes da Linha de Pesquisa "Filosofia, Estética e Sociedade" (FES) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFF.

Além desses docentes, contribuíram à Revista textos elaborados por alguns orientandos de Pós-Graduação que se inscreveram na disciplina. Na secção "Temas Diversos" constam três preciosos artigos que se conectam com o conteúdo do Dossiê a partir do ponto de vista de diversos autores e de questões da atualidade. De acordo com a configuração dos números anteriores, aqui também, são apresentadas contribuições de autores que trazem problemáticas que refletem um olhar de outros países, neste caso, da Inglaterra e do Chile.

Fecham a Revista uma importante entrevista sobre "Educação popular" com Padre Firmino Costa Martins e a tradução da brilhante conferência proferida pelo Prof. Domenico Losurdo no dia 23 de junho deste ano, na nossa Faculdade de Educação da UFF, quando da outorga do título Honoris Causa a ele conferido pela UFF.

Publicado: 2020-07-10

NÚMERO TEMÁTICO

  • A FILOSOFIA DA PRÁXIS ENQUANTO PERSPECTIVA FILOSÓFICA PARA O ENSINO MÉDIO

    Barbara White
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44303
  • NOTAS SOBRE CONTRIBUIÇÕES DE FRIEDRICH SCHILLER E MÁRIO PEDROSA PARA UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE

    Fernanda Castro
    12-23
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44304
  • Apontamentos críticos à concepção de poder em Michel Foucault

    Pedro Claesen Dutra Silva
    25-37
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44305
  • ONTOLOGIA CRÍTICA, ESTÉTICA E ÉTICA: UM EXCERTO

    Ronaldo Rosas Reis
    38-47
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44306
  • O FIM DA MODERNIDADE... BURGUESA

    Giovanni Semeraro
    48-62
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44307
  • A TÉCNICA E O HOMEM: O CARTESIANISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA MODERNIDADE

    Mariana de Macêdo Seixas
    63-75
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44317

ARTIGOS

  • A VISÃO DOS GESTOS: CORPO, ARTE E CONHECIMENTO EM O OLHO E O ESPÍRITO DE MERLEAU-PONTY

    Adriana Mariada Silva
    76-88
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44308
  • FILOSOFIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO NA OBRA SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU

    Marcos Marques de Oliveira
    89-101
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44311
  • O SABER FILOSÓFICO E O OLHAR CINEMATOGRÁFICO: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE WALTER BENJAMIN

    Martha D’Angelo
    102-113
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44312

INTERCAMBIO

  • TWO SIDES OF IMMIGRATION: A COMPARISON BETWEEN MIGRATION WATCH UK AND MIGRATION MATTERS

    Julio Davies
    114-124
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44313
  • REFORMAR NUESTRA CONCEPCIÓN DE EDUCACIÓN: APORTES PARA UN PROYECTO EMANCIPATÓRIO

    Gilda Muñoz Cifuentes
    125-136
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44314

ENTREVISTAS

  • UMA VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO POPULAR: ENTREVISTA COM O PADRE FIRMINO COSTA MARTINS

    Marcos Marques de Oliveira, Diego Miranda Andrade, Adryan Nunweiler Maciel
    137-152
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44315

CONFERÊNCIA

  • O PRÓPRIO TEMPO APREENDIDO EM PENSAMENTO: FILOSOFAR DEPOIS DE HEGEL

    Domenico Losurdo
    153-167
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44316