A VISÃO DOS GESTOS: CORPO, ARTE E CONHECIMENTO EM O OLHO E O ESPÍRITO DE MERLEAU-PONTY
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44308Resumo
As vinculações entre corpo, arte e conhecimento desenvolvidas por Merleau-Ponty em sua derradeira obra concluída em vida, O olho e o espírito (L’oeil et l’esprit), estão densamente vinculadas ao problema central da sua filosofia, a percepção. Por conseguinte, no pensamento do filósofo, questões complexas como: representação-percepção, alma-corpo e ciência-filosofia, aparecem imbricadas. Desse modo, pretendemos desenvolver neste artigo uma breve discussão em torno da percepção, entendida enquanto movimento do corpo. Para isso, inicialmente centramos nossas análises na crítica ao espírito científico, estabelecidas na primeira parte do escrito e, posteriormente, dedicamos nossas reflexões à arte, especificamente a pintura tematizada por Merleau-Ponty, e sua relação com uma proposta de acesso ao conhecimento por meio da sensível.
Palavras-Chave: Representação-percepção; Alma-corpo; Ciência-filosofia.
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