AULAS DE ARTE NO ENSINO BÁSICO

DO QUE É, MESMO, QUE ESTAMOS FALANDO?

Autores

  • Andrea Penteado Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v1i13.49246

Resumo

Apresentamos nesse artigo um recorte de pesquisa que teve como objetivo compreender discursos de alunos e professores de ensino básico a respeito do objeto de estudos das artes visuais, analisando seus juízos de valor sobre esse campo de saber. A partir daí, observamos as aproximações e distanciamentos das suas falas em relação aos discursos de ambos os grupos, pensando possibilidades concretas de incorporar ao currículo escolar as contribuições trazidas pelos estudantes, além de buscarmos investigar meios de incrementar a formação docente de licenciandos em artes visuais, tornando-os mais sensíveis aos saberes discentes. Para tanto, no presente texto, retomamos brevemente alguns princípios filosóficos da teoria da Nova Retórica perelmeninana que tem nos despertado questões no campo da educação e apresentamos alguns pressupostos que orientam nosso olhar e nossas análises e que, entendemos, nos ajudam a justificar o empreendimento de nossa investigação. Em seguida, apresentaremos detalhes da delimitação deste estudo, bem como algumas questões metodológicas enfrentadas e a forma como foram encaminhadas. Por fim, tendo em consideração a síntese necessária ao espaço de um artigo, destacaremos as teses dos alunos e professores pesquisados em relação a uma das imagens utilizadas no escopo desse estudo para chegarmos às nossas conclusões até o presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-29