EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E PERIFERIAS: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR E SEUS DESAFIOS.

REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR E SEUS DESAFIOS.

Autores

  • Andrea Monteiro Dalton Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eblin Farage Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51651

Resumo

Neste artigo propomos a discussão de que a extensão universitária possui uma centralidade na realização do tripé universitário, ensino, pesquisa e extensão, no que tange à realização da função social da universidade pública. Por meio de uma análise assentada na tradição marxista, compreende-se que a universidade, através da educação popular, pode contribuir para a luta pelo direito à cidade dos trabalhadores e trabalhadoras moradores das periferias e favelas ao conectar-se com suas demandas reais.

Palavras – chaves: Universidade; Extensão Universitária; Educação Popular e Periferias.

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Biografia do Autor

Eblin Farage, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação da UERJ (2012). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde ministra aulas da área de Fundamentos do Trabalho Profissional na graduação e integrante do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR) . Pesquisadora nas áreas de Questão Urbana - com ênfase na temática de favelas e espaços populares-, Movimentos Sociais Urbanos, Educação Superior e Educação Popular. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares - NEPFE.

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Publicado

2021-12-19