SOCIEDADE E POLÍTICA: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • Isadora Alves Roncarelli Universidade de Caxias do Sul
  • Nilda Stecanela Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v3i18.57332

Resumo

O texto discute a educação do Brasil em 2020 e 2021, na pandemia da Covid-19. Objetiva relacionar o contexto sociopolítico com as diretrizes federais de educação para a pandemia. Concebemos sociedade a partir de Elias (1994), traçando relações com os aspectos políticos discutidos por Santos (2021). Analisamos as orientações dos documentos federais da Educação Básica, a partir de Bacellar (2010), para refletir sobre as aprendizagens possíveis com o vírus. Concluímos que os discursos de soberania da economia interferiram em como as diretrizes foram pensadas, ignorando as desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Alves Roncarelli, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Pesquisadora Associada ao Observatório de Educação da UCS. Docente do Centro Universitário Uniftec e da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências pela Universidade de Caxias do Sul e em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2023-11-04

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO