SOCIEDADE E POLÍTICA: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Auteurs

  • Isadora Alves Roncarelli Universidade de Caxias do Sul
  • Nilda Stecanela Universidade de Caxias do Sul

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57332

Résumé

O texto discute a educação do Brasil em 2020 e 2021, na pandemia da Covid-19. Objetiva relacionar o contexto sociopolítico com as diretrizes federais de educação para a pandemia. Concebemos sociedade a partir de Elias (1994), traçando relações com os aspectos políticos discutidos por Santos (2021). Analisamos as orientações dos documentos federais da Educação Básica, a partir de Bacellar (2010), para refletir sobre as aprendizagens possíveis com o vírus. Concluímos que os discursos de soberania da economia interferiram em como as diretrizes foram pensadas, ignorando as desigualdades.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Isadora Alves Roncarelli, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Pesquisadora Associada ao Observatório de Educação da UCS. Docente do Centro Universitário Uniftec e da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências pela Universidade de Caxias do Sul e em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul.

##submission.downloads##

Publiée

2023-11-04

Numéro

Rubrique

NÚMERO TEMÁTICO