PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Um olhar a partir da experiência docente em uma escola municipal

Autores

  • Charle Paz Instituto Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v1i16.57393

Resumo

Esta pesquisa propôs investigar a experiência docente no contexto da pandemia de Covid-19, a partir da experiência de professores do ensino fundamental, visando compreender os desafios e as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem dentro desse contexto. A pesquisa é de natureza qualitativa, pelo seu viés humano, e de abordagem interpretativa. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário por meio do da plataforma Google forms, com 10 professores de uma escola da rede pública municipal de Teresina - PI. O estudo se caracteriza como estudo de caso. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados revelam que as transformações sociais sempre demandam mudanças na maneira como as pessoas aprendem e consomem informações, porém, o período pandêmico afetou as formas de ensinar e aprender em uma dimensão que não poderia ser prevista. A realidade vivenciada pelos professores mostrou o quanto esse período acentuou as desigualdades já existentes no contexto educacional brasileiro antes mesmo da pandemia, ainda não enfrentadas adequadamente pelos governos. O processo de inserção das tecnologias dentro desse contexto revelou um cenário incipiente quanto à disponibilidade de recursos tecnológicos para professores e alunos, bem como a necessidade de capacitação dos professores para atender as novas demandas do processo de ensino-aprendizagem.

 

 

Palavras-chave: Pandemia; Ensino; Tecnologias; Desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-04-05

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO