Vol. 10 No 16 (2022): EDUCAÇÃO NA PANDEMIA I

					Afficher Vol. 10 No 16 (2022): EDUCAÇÃO NA PANDEMIA I

No dossiê "Dossiê Educação na Pandemia" somos desafiados a refletir sobre como mesmo durante uma pandemia e em meio a ascensão neofascista ainda é urgente compreender os meandros da ação do capital sobre a educação e construir alternativas. De tal maneira, ultrapassando uma visão liberal-formal, que encaixa a educação na condição de formadora de “cidadãos” funcionais ao sistema hegemônico, criando condições materiais e políticas para a construção de uma educação dedicada a formar dirigentes políticos e, desta forma, construir uma sociedade radicalmente democrática.

Publiée: 2023-04-05

EXPEDIENTE

  • EXPEDIENTE

    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57961

EDITORIAL

  • EDITORIAL

    Luiz Augusto Gomes, Reginaldo Costa, Rodrigo Gomes
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57962

NÚMERO TEMÁTICO

  • DOSSIÊ: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

    Marcela Maria Almeida Silva , Sérgio Miguel Turcatto
    4-7
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57996
  • AS LUTAS PEDAGÓGICA E DE PROJETO DE EDUCAÇÃO DO SEPE-NITERÓI DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 (2020-2021)

    Diogo Henrique Araujo de Oliveira
    7-29
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57465
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PERÍODO DE PANDEMIA INCERTEZAS, DESAFIOS E RESSIGNIFICAÇÃO

    Cícera Maria Mamede Santos , Francione Charapa Alves
    48-65
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57397
  • ENSINANDO E APRENDENDO NO OLHO DO FURACÃO: PERCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA PANDEMIA DE COVID-19 EM PORTUGAL

    Silvana Ramos Lento, Marília Evangelina Sota Favinha, Marília Favinha
    66-95
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57421
  • PANDEMIA E TRABALHO REPRODUTIVO O CASO DAS ESTUDANTES DO IFB

    LOUIZE HELENA MEYER FRANCA, Ana Pereira dos Santos Rocha, Norivan Lustosa Lisboa Dutra, Marcela Ferreira Oliveira
    96-120
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57445
  • LUTAR, RESISTIR E ESPERANÇAR: O PENSAMENTO FREIRIANO NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA BRASILEIRA

    Nayara Alves Macedo, Maria Tereza Goudard Tavares, Florentino Maria Lourenço
    121-136
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.56091
  • A SOBRECARGA DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI E NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

    Marcela Almeida, Vanessa Cabral
    137-154
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.56675
  • A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE O TRABALHO NA PANDEMIA DE SARS-COV-2 NO RIO DE JANEIRO

    DAISE SILVA DOS SANTOS
    155-171
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57219
  • PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA Um olhar a partir da experiência docente em uma escola municipal

    Charle Paz
    30-47
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57393
  • O NOVO PROFESSOR: O SABER DOCENTE ANTES, DURANTE E PÓS PANDEMIA DA COVID-19

    José Ronaldo dos Santos, Ana Lúcia Galvão Leal Chaves
    172-185
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57255
  • OCUPA 114 – RESISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA OCUPADA NA BAIXADA FLUMINENSE

    Guilherme Xavier de Santana
    198-212
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57991
  • A OFENSIVA PRIVATISTA NO CONTEXTO DA PANDEMIA TRABALHO DOCENTE E RESISTÊNCIA SINDICAL

    Ramon Mendes da Costa Magalhães, Renata Spadetti Tuão , Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa
    213-233
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57362
  • O IDEÁRIO NEOLIBERAL: A FORMAÇÃO DO SUJEITO EMPREENDEDOR

    Felipe Da Silva Duque
    234-248
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57111

ENTREVISTAS

  • ENTREVISTA COM DERMEVAL MARINS, COORDENADOR GERAL DO SEPE-RJ

    Reginaldo Costa
    249-251
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57994

TESES E DISSERTAÇÕES

  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA FORMARE (2019-2022)

    Livia Moreira
    252-256
    DOI : https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.55756