EDUCAÇÃO E PANDEMIA: COM A PALAVRA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO

Autores

  • Marcia Gonçalves UFMA
  • Cristiane Silva Gonçalves Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Mariana Guelero do Valle Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v2i17.57405

Resumo

Diversas instituições e segmentos como a educação tiveram que se adaptar à nova situação com a chegada da Covid-19. Assim, o objetivo da pesquisa buscou analisar os desafios do ensino remoto no contexto da pandemia nas escolas do estado do Maranhão na perspectiva dos professores do Ensino Médio. A abordagem foi qualitativa, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados, via Google Forms, o qual revelou que o ensino remoto foi uma alternativa emergencial que não funcionou com efetividade em algumas escolas maranhenses por falta de recursos tecnológicos e internet, nem todos os alunos tiveram acesso a rede e dispositivos móveis compatíveis com a demanda em suas casas. As plataformas mais utilizadas pelos professores e alunos foram: o Google Meet, WhatsApp, Google Classroom e poucos alunos puderam acompanhar as aulas remotas. Os professores e toda a comunidade escolar necessitarão buscar novas estratégias e metodologias para amenizar as perdas curriculares ocasionadas nesse período, enfrentando novos desafios e práticas a serem aplicadas no ensino presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Gonçalves, UFMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-Graduada em Metodologias de Ensino da Biologia pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Formação Continuada Mídias na Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora do Ensino Médio do Estado do Maranhão, na cidade de São Luís. É integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (GPECBio) da UFMA.

 

Cristiane Silva Gonçalves, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestranda do Programa de pós-graduação em Gestão de Ensino na Educação Básica (PPGEEB)pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes e em Ensino de Ciências séries finais do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).Graduada em Licenciatura Biologia pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e em Licenciatura Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora e mestra em educação. Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPECEM/UFMA e do Programa de Gestão de Ensino da Educação Básica PPGEEB/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia/GPECBio.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO