EDUCAÇÃO E PANDEMIA: COM A PALAVRA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57405Résumé
Diversas instituições e segmentos como a educação tiveram que se adaptar à nova situação com a chegada da Covid-19. Assim, o objetivo da pesquisa buscou analisar os desafios do ensino remoto no contexto da pandemia nas escolas do estado do Maranhão na perspectiva dos professores do Ensino Médio. A abordagem foi qualitativa, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados, via Google Forms, o qual revelou que o ensino remoto foi uma alternativa emergencial que não funcionou com efetividade em algumas escolas maranhenses por falta de recursos tecnológicos e internet, nem todos os alunos tiveram acesso a rede e dispositivos móveis compatíveis com a demanda em suas casas. As plataformas mais utilizadas pelos professores e alunos foram: o Google Meet, WhatsApp, Google Classroom e poucos alunos puderam acompanhar as aulas remotas. Os professores e toda a comunidade escolar necessitarão buscar novas estratégias e metodologias para amenizar as perdas curriculares ocasionadas nesse período, enfrentando novos desafios e práticas a serem aplicadas no ensino presencial.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.