ENSINANDO E APRENDENDO NO OLHO DO FURACÃO: PERCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA PANDEMIA DE COVID-19 EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57421Resumo
Este artigo é um desdobramento da dissertação de mestrado intitulada “O Impacto da Pandemia de COVID-19 na Qualidade da Aprendizagem dos Alunos: Perceções e Representações da Equipa Diretiva e dos Professores num Agrupamento de Escolas do Alentejo”[1], defendida na Universidade de Évora, em Portugal, no ano de 2022. O contexto de estudo é um agrupamento de escolas no Alentejo, que recorreu ao ensino a distância maioritariamente por computador, para seguir com a aprendizagem dos alunos no primeiro momento da pandemia. A metodologia serviu-se de método misto com triangulação de resultados, fez recurso à Matriz SWOT, apoiando-se em bibliografia específica. Os dados apontam para o alcance das metas estabelecidas no Plano de Ensino a Distância online, evidenciando ameaças e oportunidades, com indicação de que o período pandêmico tem proporcionado lições em gestão e docência.
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