ENSINANDO E APRENDENDO NO OLHO DO FURACÃO: PERCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA PANDEMIA DE COVID-19 EM PORTUGAL

Autores

  • Silvana Ramos Lento Universidade de Évora
  • Marília Evangelina Sota Favinha Universidade de Évora
  • Senhora Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57421

Resumo

Este artigo é um desdobramento da dissertação de mestrado intitulada “O Impacto da Pandemia de COVID-19 na Qualidade da Aprendizagem dos Alunos: Perceções e Representações da Equipa Diretiva e dos Professores num Agrupamento de Escolas do Alentejo”[1], defendida na Universidade de Évora, em Portugal, no ano de 2022. O contexto de estudo é um agrupamento de escolas no Alentejo, que recorreu ao ensino a distância maioritariamente por computador, para seguir com a aprendizagem dos alunos no primeiro momento da pandemia. A metodologia serviu-se de método misto com triangulação de resultados, fez recurso à Matriz SWOT, apoiando-se em  bibliografia específica. Os dados apontam para o alcance das metas estabelecidas no Plano de Ensino a Distância online, evidenciando ameaças e oportunidades, com indicação de que o período pandêmico tem proporcionado lições em gestão e docência.

 

 

 

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Biografia do Autor

Marília Evangelina Sota Favinha, Universidade de Évora

Marília Evangelina Sota Favinha: Professora Auxiliar (Departamento de Pedagogia e
Educação), Doutoramento/Ciências da Educação (Universidade de Évora - 2007),
Mestrado/ História Cultural e Política Contemporânea de Portugal, História das Ideias
(FCSH-Universidade Nova de Lisboa - 1997), Licenciatura em Ensino da História/História
(Universidade de Évora - 1992). Atualmente exerce os cargos de Conselheira na
Assembleia do Departamento de Pedagogia e Educação, Membro Colaboradora do
Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Diretora da Comissão de Curso
do Mestrado em Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas,
Diretora da Comissão de Curso do Mestrado em Ciências da Educação (S. Tomé e
Príncipe), e Membro Colaborador de Ensino, Aprendizagem, Avaliação e Tecnologia
Educativa. Pesquisadora na Universidade de Évora no Departamento de Pedagogia e
Educação.

Senhora, Universidade de Évora

Marília Evangelina Sota Favinha: Professora Auxiliar (Departamento de Pedagogia e
Educação), Doutoramento/Ciências da Educação (Universidade de Évora - 2007),
Mestrado/ História Cultural e Política Contemporânea de Portugal, História das Ideias
(FCSH-Universidade Nova de Lisboa - 1997), Licenciatura em Ensino da História/História
(Universidade de Évora - 1992). Atualmente exerce os cargos de Conselheira na
Assembleia do Departamento de Pedagogia e Educação, Membro Colaboradora do
Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Diretora da Comissão de Curso
do Mestrado em Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas,
Diretora da Comissão de Curso do Mestrado em Ciências da Educação (S. Tomé e
Príncipe), e Membro Colaborador de Ensino, Aprendizagem, Avaliação e Tecnologia
Educativa. Pesquisadora na Universidade de Évora no Departamento de Pedagogia e
Educação.

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Publicado

2023-04-05

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO