EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO E NEOCONSERVADORISMO

AS COMPLEXIDADES E OS LIMITES DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Ingrid Gomes PUC-Rio/Doutoranda em Educação
  • Pâmela Esteves UERJ-FFP/Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v3i18.57425

Resumo

O presente ensaio consiste em um exercício de reflexão/problematização sobre a prática docente e a produção de conhecimento durante o contexto de pandemia (2020/2021) e de neoconservadorismo brasileiro (LACERDA, 2019), a partir de reflexões de duas professoras de Sociologia, atuantes na escola básica privada e na universidade pública. Neste cenário, marcado pela reconfiguração dos modos de vida e pela intensificação da precarização do trabalho docente, elencamos como eixo teórico, as dimensões da educação propostas por Biesta (2012): a qualificação, a socialização e a subjetivação. Dessa forma, buscamos problematizar os sentidos da adaptação da modalidade de aulas não presenciais ao ensino remoto, com ênfase nas limitações e nos efeitos da relação pedagógica produzida na sala de aula online, e na adequação de conteúdos programáticos às videoaulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-04

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO