EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO E NEOCONSERVADORISMO
AS COMPLEXIDADES E OS LIMITES DO ENSINO REMOTO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57425Résumé
O presente ensaio consiste em um exercício de reflexão/problematização sobre a prática docente e a produção de conhecimento durante o contexto de pandemia (2020/2021) e de neoconservadorismo brasileiro (LACERDA, 2019), a partir de reflexões de duas professoras de Sociologia, atuantes na escola básica privada e na universidade pública. Neste cenário, marcado pela reconfiguração dos modos de vida e pela intensificação da precarização do trabalho docente, elencamos como eixo teórico, as dimensões da educação propostas por Biesta (2012): a qualificação, a socialização e a subjetivação. Dessa forma, buscamos problematizar os sentidos da adaptação da modalidade de aulas não presenciais ao ensino remoto, com ênfase nas limitações e nos efeitos da relação pedagógica produzida na sala de aula online, e na adequação de conteúdos programáticos às videoaulas.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.