OCUPA 114 – RESISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA OCUPADA NA BAIXADA FLUMINENSE

Autores

  • Guilherme Xavier de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57991

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de fazer um resgate do fenômeno das ocupações de escolas que aconteceram no Chile em 2006, e no Brasil em 2015 e 2016. No Brasil citamos as conjunturas de São Paulo e Goiás, até chegarmos no Rio de Janeiro para falarmos da principal e mais longa ocupação de escola na Baixada Fluminense. Utilizamos como base de interpretação e análise dos fatos e organização políticas dos estudantes a teoria política anarquista.

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Biografia do Autor

Guilherme Xavier de Santana

Doutorando em História Comparada no Programa de Pós Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-IH-UFRJ); membro-pesquisador do Observatório do Trabalho na América Latina da UFRJ (OTAL-UFRJ) e do Coletivo de Pesquisas Decoloniais e Libertárias da UFRJ (CPDEL-UFRJ); Mestre em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ) na linha de Políticas e Instituições Educacionais; Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia. Home Page: http://lattes.cnpq.br/0896696031328580.

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Publicado

2023-04-05

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO