TRABALHO E SAÚDE DOCENTE: PANORAMA DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE ANGRA DOS REIS - RJ
DOI:
https://doi.org/10.22409/8av3r186Resumo
Resumo
Este trabalho apresenta um panorama da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis, RJ, focado nas condições e situações do trabalho docente com potencial impacto na saúde dos seus professores. Justifica-se pela necessária discussão da relação entre o trabalho e a saúde dos docentes no ambiente escolar. Para tanto, usa-se a categoria do “mal-estar docente” (Esteve, 1999) e de seus fatores principais e secundários inseridos na pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, além dos dados do Censo Escolar (INEP, 2024) e da Enquete Docente, que consiste num formulário online aplicado pelo LIEPE em parceria com o SEPE/RJ e o Sinpro-Rio, respondida voluntariamente por docentes da rede municipal. Conclui-se, preliminarmente, que o mal-estar docente está manifestado na rede de ensino em decorrência das condições estruturais e contextuais do trabalho de professoras e professores.
Palavras-chaves: Trabalho docente. Saúde docente. Angra dos Reis. Precarização. Mal-Estar Docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.
