A Pequena Política e as Fake News contra a Candidata Mulher nas Eleições Presidenciais de 2018

Autores/as

  • Rejane GADELHA Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ)
  • Roberta KERR Professora do Ensino Fundamental (SME-RJ) e Ensino Médio (SEEDUC-RJ).

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v7i10.29475

Palabras clave:

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Resumen

Este artigo faz parte das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação (NuFiPE), da Universidade Federal Fluminense (UFF), e se propõe analisar as fake news – notícias falaciosas nas redes virtuais – contra a candidata mulher Manuela d’Ávila no cenário eleitoral brasileiro, em 2018. A análise está consubstanciada pelos pressupostos metodológicos da filosofia da práxis, em aspectos tratados no Caderno do Cárcere 13 de Antonio Gramsci, abordando elementos que envolvem a pequena e grande políticas. Almeja-se refletir sobre possíveis impactos das fakes news na consolidação da liderança política, cultural e ideológica que constitui a hegemonia dos grupos dominantes via estratégias de persuasão e manipulação em ambientes multimidiáticos/tecnológicos. Urge, ainda, abordar a questão da mulher na política e, por fim, pensar quais são as possibilidades de organização e conscientização popular dos desfavorecidos em prol da concepção do real para superar o senso comum, alcançando uma visão crítica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rejane GADELHA, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ)

Doutoranda em História Comparada pela UFRJ, Mestra em Educação, Comunicação e Cultura em Periferia Urbana pela UERJ. Professora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ) e uma das Coordenadoras de Projetos de Extensão em Informática para Educação (LIpE) do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (UFRJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF).

Roberta KERR, Professora do Ensino Fundamental (SME-RJ) e Ensino Médio (SEEDUC-RJ).

Doutoranda em Educação pela UFF, Mestra em Linguagem pela UFF, Especialista em Língua Portuguesa pela UERJ, Especialista em Educação a Distância pelo SENAC/RJ. Professora do Ensino Fundamental (SME-RJ) e Ensino Médio (SEEDUC-RJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF).

##submission.downloads##

Publicado

2019-07-24