SOCIEDADE E POLÍTICA: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores/as

  • Isadora Alves Roncarelli Universidade de Caxias do Sul
  • Nilda Stecanela Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57332

Resumen

El texto trata sobre la educación en Brasil en 2020 y 2021, en la pandemia de Covid-19. Pretende relacionar el contexto sociopolítico con los lineamientos educativos federales para la pandemia. Concebimos la sociedad a partir de Elias (1994), trazando relaciones con los aspectos políticos discutidos por Santos (2021). Analizamos los lineamientos de los documentos federales de Educación Básica, de Bacellar (2010), para reflexionar sobre los posibles aprendizajes con el virus. Concluimos que los discursos de soberanía económica interfirieron en el diseño de los lineamientos, desconociendo las desigualdades.

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Biografía del autor/a

Isadora Alves Roncarelli, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Pesquisadora Associada ao Observatório de Educação da UCS. Docente do Centro Universitário Uniftec e da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências pela Universidade de Caxias do Sul e em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2023-11-04