DIFICULDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DR. LUIZ GAMA
DOI :
https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.47804Résumé
O presente trabalho tem como objetivo analisar a realidade social e como ela impactou a rotina de estudos dos estudantes do Pré-Vestibular Social Dr. Luiz Gama, uma vez que havia originalmente um planejamento para aulas e atividades presenciais, que foram diretamente afetadas devido à pandemia de Covid-19. Inicialmente, foi previsto um ano letivo no pré-vestibular, com inicialmente 800 estudantes, o que se transformou em 283 inscrições para o acompanhamento das atividades propostas para suprir a demanda que fosse possível de forma remota. Pode-se enxergar uma queda exponencial no quantitativo de estudantes que, pelos mais variados motivos, descontinuaram o acompanhamento do pré-vestibular. Pelos fatos descritos até aqui, foi necessário articular esse levantamento com os estudantes presentes, com o intuito de, por meio de um espaço amostral, ainda que reduzido, verificar quais motivos possam ter contribuído para a persistência ou desistência da rotina de estudos dos estudantes do Pré-Vestibular Social Dr. Luiz Gama. Para esse trabalho, foi utilizado as respostas dos estudantes no formulário de inscrição, além de uma pesquisa feita pelos autores deste artigo junto aos estudantes, e relatos das discussões ocorridas com os demais educadores do pré-vestibular. A partir disso, foi concluído que muito ainda tem que ser discutido ao tratar sobre dificuldades no acesso a educação e tecnologia e precisa ser iniciado um debate sobre a educação popular nos meios digitais.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.