PESADELO, TRAUMA E REPARAÇÃO EM CIDADE DOS SONHOS DE DAVID LYNCH

Auteurs

  • Marília Arreguy
  • Marina Freitag
  • Liana Lobo

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https://doi.org/10.22409/enfil.v3i4.45756

Mots-clés:

cinema, psicanálise, sonho, trauma.

Résumé

Este texto tem como objetivo principal aproximar as teorias sobre sonho e o trauma na psicanálise do filme Mulholland Drive [Cidade do Sonhos, 2001], de David Lynch, refletindo, principalmente, sobre a figuração da imagem dos sonhos no cinema. Com inspiração em um artigo da psicanalista Jô Gondar (2013), recorreremos aos modelos teóricos de Freud e Ferenczi para propor uma interpretação do roteiro do filme com base em elementos cinematográficos e em hipóteses sobre a realidade psíquica. O texto constantemente trabalhará com a descrição de cenas, portanto, o mais aconselhável é que se assista ao filme antes de prosseguir com a leitura.

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Références

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Publiée

2020-09-04