PRÉ-VESTIBULARES POPULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

QUANTOS SÃO E QUAL PERFIL POSSUEM ESSES PROJETOS?

Auteurs

  • Angela Cristina da Silva Santos Colégio Pedro II

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51660

Résumé

As informações referentes a quantidade de pré-vestibulares populares existentes no Estado do Rio de Janeiro são imprecisas, já que não existe uma organização, coletivo ou grupo de pesquisa responsável por esse levantamento e acompanhamento sistemático e contínuo. Além disso, sabemos que muitos pré-vestibulares populares - por serem iniciativas coletivas, não institucionalizadas, sem financiamento e que dependem do trabalho voluntário - enfrentam diversas dificuldades para dar continuidade aos trabalhos ao longo dos anos, oscilando entre períodos com maior e menor engajamento dos voluntários, procura dos estudantes e apoio local. Por isso, o número de pré-vestibulares populares ativos pode variar bastante de um ano para outro, assim como o local onde esses projetos são desenvolvidos. Nesse artigo apresentamos o processo de mapeamento de pré-vestibulares populares no Estado do Rio de Janeiro, realizado ao longo de 2019 e no primeiro semestre de 2020, e discutimos algumas características desses projetos. Esse trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado e possibilitou a organização da cartilha digital “Mapeamento de Pré-vestibulares Populares do Estado do Rio de Janeiro” e o georeferenciamento desses projetos no Google Maps.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2021-12-19