COVID-19 E GESTÃO EDUCACIONAL
UMA ANÁLISE DAS MEDIDAS EDUCACIONAIS ADOTADAS PELA REDE DE ENSINO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.54692Résumé
O artigo em questão tem como objetivo refletir sobre as alternativas educacionais adotadas pela rede de ensino municipal da cidade do Rio de Janeiro com o início e avanço da pandemia de coronavírus no ano de 2020. Para tanto, o presente estudo recorre a uma breve contextualização a nível nacional, a fim de situar o leitor quanto à falta de padronização nas estratégias a serem implementadas pelas redes de ensino estaduais, municipais e federais, as quais resultaram na diversificação de condutas e na ruptura nos calendários pedagógicos das instituições brasileiras. Ao esclarecer a perspectiva adotada pelas escolas públicas cariocas, optou-se pela divisão da análise em dois momentos distintos, considerando de forma inicial o contexto educacional do primeiro ano de pandemia e, posteriormente, os desdobramentos e estratégias planejadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) para o período subsequente, que resultaram na adoção do sistema de continuum curricular 2020-2021. Dessa forma, por meio de análise aos documentos orientadores e medidas oficialmente implementadas pela SME/RJ, este artigo científico se propõe a realizar uma análise crítica a respeito das alternativas fornecidas para o atendimento remoto ou híbrido durante os dois anos mais críticos de pandemia de COVID-19, buscando compreender suas potencialidades e obstáculos à concretização.
Palavras-chave: Continuum curricular; educação e pandemia; ensino à distância e COVID-19; gestão pública educacional.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.