O O PROJETO AULA EM CASA NO AMAZONAS:

A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO

Auteurs

  • Rosana Ramos de Souza UFAM
  • Cleize Mara Moreira Pessoa UFAM

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57404

Résumé

O presente artigo é resultado de estudos e pesquisas realizadas em duas escolas da rede estadual do Amazonas durante o período de 2020 e 2021. E teve como objetivo geral conhecer as atividades lúdicas utilizadas pelos professores do 1º ano do Ensino Fundamental, durante o regime de aulas não presenciais. E como específicos, verificar quais foram às atividades lúdicas desenvolvidas pelos professores para os alunos do 1º ano, do Ensino Fundamental durante o período pandêmico, assim como identificar se os docentes obtiveram retorno das atividades propostas os alunos nas aulas on-line e analisar as contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização. A pesquisa caracteriza-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, e, teve como método de abordagem a fenomenologia, técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada com professores da rede estadual que lecionaram para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental durante a vigência do regime de aulas não presenciais no ano de 2020. O resultado da entrevista expôs que Projeto Aula em Casa, adotado pela SEDUC/AM não obteve os resultados esperados devido às diversas dificuldades, entre elas, cito a ausência de apoio dos pais e responsáveis na realização das atividades enviadas às crianças, a limitação de acesso à internet, o uso de aparelhos telefônicos e ferramentas digitais.  

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Cleize Mara Moreira Pessoa, UFAM

Graduada em Pedagogia 

Professora da rede pública. 

##submission.downloads##

Publiée

2023-11-04

Numéro

Rubrique

NÚMERO TEMÁTICO

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##