MENINAS VESTEM ROSA, MENINOS VESTEM AZUL E O CONSERVADORISMO VESTE FARDA:

A AGENDA FAMILISTA NO GOVERNO BOLSONARO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO

Auteurs

  • Raquel de Aragão Uchôa Fernandes UFRPE/ Docente
  • Mirella Cavalcante Vilar Lima UFPE

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/enfil.v11i18.57415

Résumé

Este estudo teve como objetivo analisar as configurações e impactos da agenda familista nos sucessivos ataques aos ordenamentos jurídico-legais e à educação pública. Parte de uma análise sobre a atuação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), sob o comando da Ministra Damares Alves, e da incidência desta gestão, e do projeto a que se filiou, no campo da educação. Em tal projeto há uma presença supervalorizada da família para a reprodução social, em detrimento do Estado, o que representa um retrocesso em várias pautas estruturantes, dando espaço para a defesa de propostas ultraconservadoras como as de combate à “ideologia de gênero” e de defesa do modelo único de família.  Esta perspectiva está no centro das pautas da nova direita, materializada no Brasil mais recentemente pela eleição do Presidente Jair Messias Bolsonaro, que lançou mão, através do MMFDH, de uma série de políticas públicas chamadas de familiares com incidência em diferentes campos. Consideramos que uma gramática político-pedagógica alicerçada no fascismo, no pânico moral e no desmantelamento do Estado, teve severos rebatimentos na educação. Para atender aos objetivos propostos, realizou-se revisão da literatura sobre as principais categorias abordadas, e a análise documental de atos normativos e documentos institucionais do MMFDH. Ainda que estejamos vivenciando um momento de transformação no cenário político consideramos importante evidenciar para não repetirmos os atos absurdos da história recente.  

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Mirella Cavalcante Vilar Lima, UFPE

Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2007.2). Especialista em Gestão da Política de Assistência Social, pela Universidade Veiga de Almeida(2010.2) e em Direitos da Criança e do Adolescente, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui experiência em gestão de políticas públicas, no executivo municipal e estadual, tendo como principal área de atuação a Assistência Social e das infâncias e adolescências. Atuou no controle social de políticas públicas enquanto Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Jaboatão dos Guararapes.

##submission.downloads##

Publiée

2023-11-04