IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO (2020-2022)

Auteurs

  • Venâncio Guedes Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Abraão Rafael Lima Moises

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57444

Résumé

A COVID-19 afetou a sociedade de forma global, trazendo para a vida cotidiana novos desafios. Todas as esferas sociais precisaram passar por adaptações em prol da busca pela contenção do vírus. Desse modo, é evidente que a pandemia afetou o processo de alfabetização de forma significativa, e isso colabora para um maior número de crianças não alfabetizadas ou processo de alfabetização com idade tardia. Assim, na pós pandemia e com retorno se identifica uma grande carência educacional ocasionada pelas dificuldades no processo de alfabetização vivenciado durante o ensino remoto na  pandemia. Diante desse cenário, faz-se o seguinte questionamento: quais os impactos do ensino remoto emergencial na educação no processo de alfabetização e letramento das crianças nos anos iniciais? Assim, objetiva-se descrever, por meio do levantamento bibliográfico, os impactos da pandemia no processo de alfabetização de crianças brasileiras registradas na literatura no período de 2020 a 2022.  Após a busca sistemática de pesquisas relacionadas à temática, foram selecionados 10 (dez) estudos para responder ao questionamento inicial deste levantamento. Notou-se que, mesmo com a migração do processo de ensino para a modalidade online, o nível de aprendizagem não foi mantido nem aumentado, ao contrário, decaiu drasticamente devido aos problemas do próprio processo de migração. Por isso, os impactos da pandemia foram incomensuráveis, sendo responsável por inúmeros casos de desistência escolar, déficit de aprendizagem, dificuldades de utilização dos meios eletrônicos, além de, através do isolamento social, furtou-se dos alunos a convivência tão essencial ao processo de ensino, principalmente para as crianças, cuja presença do professor e dos alunos lhe serve de estímulo para o desenvolvimento do intelecto e das habilidades sociais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Abraão Rafael Lima Moises

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá - UEAP

Professor da Secretaria Municipal de Educação de Ferreira Gomes-AP  

##submission.downloads##

Publiée

2023-07-06

Numéro

Rubrique

NÚMERO TEMÁTICO