FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA GRAMSCIANA: REFLEXÕES SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL, CONCEITO E USOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47282Abstract
Resumo: O presente artigo faz parte de um conjunto de reflexões que um grupo de professoras tem desenvolvido a respeito da necessidade de organização de um projeto de formação cultural de professores da educação básica da rede pública de um dos municípios do Estado do Rio de Janeiro: o município de São Gonçalo. A ideia do projeto tem como inspiração os moldes da Associação Cultural inaugurada por Gramsci, Togliatti, e outros, no início do século XX. O foco deste artigo foi o de realizar, além de reflexões teóricas, um levantamento preliminar do que hoje conhecemos por Patrimônio HistóricoCultural, no sentido de termos elementos que sustentem uma de nossas bases reflexivas que é a de um “acerto de contas” com o uso da história no Brasil e com o desuso da história em reflexões e políticas contemporâneas. Palavras-chave: Formação cultural; Gramsci; Patrimônio Histórico-Cultural.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.