FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA GRAMSCIANA: REFLEXÕES SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL, CONCEITO E USOS

Autores

  • Ana Valéria Dias Pereira
  • Maria Alice Veiga
  • Maria Beatriz Lugão Rios

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi7.47282

Resumo

Resumo: O presente artigo faz parte de um conjunto de reflexões que um grupo de professoras tem desenvolvido a respeito da necessidade de organização de um projeto de formação cultural de professores da educação básica da rede pública de um dos municípios do Estado do Rio de Janeiro: o município de São Gonçalo. A ideia do projeto tem como inspiração os moldes da Associação Cultural inaugurada por Gramsci, Togliatti, e outros, no início do século XX. O foco deste artigo foi o de realizar, além de reflexões teóricas, um levantamento preliminar do que hoje conhecemos por Patrimônio HistóricoCultural, no sentido de termos elementos que sustentem uma de nossas bases reflexivas que é a de um “acerto de contas” com o uso da história no Brasil e com o desuso da história em reflexões e políticas contemporâneas. Palavras-chave: Formação cultural; Gramsci; Patrimônio Histórico-Cultural.

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Publicado

2020-11-22

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO