A INFÂNCIA E A PANDEMIA DE COVID-19: AÇÕES E OMISSÕES DO GOVERNO BOLSONARO
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57427Resumo
A onda de negacionismo que tomou conta do Brasil nos últimos quatro anos encontrou-se no meio de uma pandemia. O objetivo deste estudo é analisar as ações e omissões do governo federal nos campos da educação e da infância de 2020 a 2021. A base empírica inclui pesquisas bibliográficas, documentos legais, estudos especializados, demonstrações de sindicatos e relatos da imprensa nacional. O artigo argumenta que a pandemia não foi experimentada da mesma forma por todos, pois as famílias com maior poder aquisitivo e as crianças em escolas privadas para as classes de renda mais alta tinham amplo acesso à internet e ao ensino remoto sincronizado e dinâmico. No entanto, a maioria da população teve que lutar pela sobrevivência em situações de vulnerabilidade social e uma perda aguda de meios de subsistência. Além disso, tiveram que lidar com uma realidade dura, já que as escolas públicas de seus filhos foram incapazes de superar a exclusão digital devido à ausência de políticas públicas compatíveis com a gravidade e extensão temporal da pandemia. A pesquisa realizada cobrindo a rede federal e estudos mais amplos nos permite concluir que as experiências de ensino online alcançaram apenas um grupo restrito de pessoas, colocando na pauta educacional do país imensos desafios para superar a profunda desigualdade educacional no contexto da pandemia. Destacando a necessidade de políticas públicas que permitam a busca ativa de evasões e medidas educacionais para enfrentar a escolarização desigual.
Palavras-chave: COVID 19; Negacionismo; Primeiro segmento do Ensino Fundamental; Políticas Públicas Educacionais; Condições de Vida
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.