EDUARDO MONDLANE, PAN-AFRICANISMO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Orlando Daniel Chemane

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v3i4.45759

Palavras-chave:

Eduardo Mondlane, pan-africanismo, educação.

Resumo

Este trabalho pretende examinar a ideia segundo a qual Eduardo Mondlane se inscreveu por formação e por convicção ao movimento politico e educacional pan-africanista. Entende-se pan-africanismo como todo o movimento e ideologia em defesa dos direitos dos africanos, do continente e da diáspora. A biografia de Eduardo Mondlane tem a característica singular de ter sido forjada dentro da cultura africana e o seu compromisso desde a juventude foi com a causa africana como um todo tendo fundado a Frelimo e concebido os respetivos serviços educacionais como contribuição para a libertação da Africa. Para lograrmos examinar a nossa ideia recorremos a uma revisão de seus poucos escritos, as entrevistas com ele e sobre ele, as cartas trocadas com a Janet Mondlane e André Daniel Clerc.

 

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Publicado

2020-09-04