A PRODUÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO NA TELENOVELAS DA REDE GLOBO

REVISÃO CRÍTICA E ATUALIZAÇÃO CONCEITUAL

Autores

  • Renata Maldonado da Silva UENF

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.54581

Resumo

O objetivo do artigo é o de examinar a produção social da educação nas telenovelas produzidas pela Rede Globo de Televisão, a partir da análise do discurso televisivo, identificando as concepções educacionais representadas nos artefatos culturais. Busca-se problematizar a centralidade dos fenômenos culturais no capitalismo tardio, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético. Consideramos que as telenovelas da Rede Globo de Televisão compõem um elemento de fundamental importância estratégica para a legitimação do télos[1] pedagógico empresarial.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Renata Maldonado da Silva, UENF

Professora Associada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro desde 2013. Pertence ao Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem, ministrando disciplinas no curso de Pedagogia da instituição e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais. Pós-Doutora pela Universidade Nova de Lisboa e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas sobre as articulações entre Estado e sociedade no Brasil após 1990, relações público-privado e novas orientações nas políticas educacionais no Brasil contemporâneo.

##submission.downloads##

Publicado

2022-09-17