UM RELATO SOBRE RESISTÊNCIAS (ANTI)RACISTAS E CULTURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.55060Resumo
O texto a seguir configura-se como relato sobre duas atividades ocorridas em uma escola pública da rede federal de ensino básico do Rio de Janeiro. A primeira foi o evento de abertura do ano acadêmico de 2014, que contou com a aula magna do professor Dr. Kabengele Munanga – autor de diversas obras sobre relações raciais no país. A segunda que, de certa forma contrariava os objetivos da primeira atividade, foi um projeto de literatura para as crianças de um campus da instituição que tinha como obra central “As aventuras de Pedrinho”, de Monteiro Lobato. Foi possível perceber que a palestra ministrada não teve o impacto esperado pelo grupo comprometido com uma educação antirracista na instituição, gerando um arrefecimento do entusiasmo gerado no início do ano letivo de 2014. O objetivo deste relato de experiência é reunir algumas análises sobre os fatos que vão ocorrendo entre as duas atividades citadas, corroborando para a compreensão de como o racismo opera mesmo na tentativa aparente de combatê-lo.
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