AS MULTIMEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS E A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: EXPERIÊNCIAS REMOTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Paola Vieira Mafra Universidade Federal de Viçosa
  • Bethania Medeiros Geremias Universidade Federal de Viçosa
  • Fatima Suely Ribeiro Cunha

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57402

Resumo

No contexto atual, marcado pela pandemia e pelas inúmeras inseguranças no campo educacional, advindas das necessárias políticas públicas de isolamento social, o ensino remoto mediado pelas TDIC, têm sido concebido como um modo de minimizar os efeitos das suspensões das aulas presenciais nas Escolas e Universidades. Diversos estudos surgiram no intuito de analisar as múltiplas abordagens e potencialidades que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) trouxeram consigo durante esse novo modo de experienciar a educação. Tendo por base essas ponderações relevantes, o estudo objetivou analisar a utilização das TDIC na formação de pedagogos/as durante o ERE no curso de Pedagogia em uma Universidade federal mineira. 

Para tanto, consideramos necessário identificar quais metodologias, estratégias didáticas e tecnologias foram integradas ao fazer pedagógico durante esse período de pandemia, bem como as formas avaliativas adaptadas às especificidades de uma educação multimediada. Os resultados foram determinados a partir da aplicação de um questionário e entrevista com docentes imersos neste contexto, além de uma análise bibliográfica que endossa as relações com o referido tema. Tais produtos, por sua vez, apontam uma organização efetiva da instituição em busca de uma alternativa remota, bem como o desempenho dos educadores em busca de uma (auto)formação que abarque as necessidades desta realidade emergencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2023-07-06

Edição

Secção

NÚMERO TEMÁTICO