MAL-ESTAR DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL:
TRABALHO, PANDEMIA DE COVID-19 E RESISTÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57430Resumo
Este artigo buscou compreender o fenômeno do mal-estar docente em tempos de pandemia de Covid-19 em uma escola estadual do sul do país. Para isso, foram realizadas 6 entrevistas semiestruturadas com docentes, com inferências a partir da análise de conteúdo, categorial e temática. O estudo demonstrou que a pandemia e o ensino remoto emergencial, reforçaram a necessidade de assegurar o direito a educação e dignidade humana frente a antigos e novos riscos sofridos pela profissão docente que envolvem as condições do trabalho, sintomas de mal-estar, permanência estudantil e resistência em coletivo.
Palavras-chave: Mal-estar docente; Trabalho docente; Educação e pandemia; Ensino remoto emergencial; Ensino Público.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.