MAL-ESTAR DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL:

TRABALHO, PANDEMIA DE COVID-19 E RESISTÊNCIAS

Autores

  • Fernanda Silva do Nascimento PUCRS
  • Bettina Steren dos Santos PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57430

Resumo

Este artigo buscou compreender o fenômeno do mal-estar docente em tempos de pandemia de Covid-19 em uma escola estadual do sul do país. Para isso, foram realizadas 6 entrevistas semiestruturadas com docentes, com inferências a partir da análise de conteúdo, categorial e temática. O estudo demonstrou que a pandemia e o ensino remoto emergencial, reforçaram a necessidade de assegurar o direito a educação e dignidade humana frente a antigos e novos riscos sofridos pela profissão docente que envolvem as condições do trabalho, sintomas de mal-estar, permanência estudantil e resistência em coletivo.

Palavras-chave:  Mal-estar docente; Trabalho docente; Educação e pandemia; Ensino remoto emergencial; Ensino Público.

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Publicado

2023-07-06

Edição

Secção

NÚMERO TEMÁTICO