PAULO FREIRE EM LETRA DE FORMA
MEMÓRIA INSTITUCIONAL REESCRITA COMO EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL DA PEDAGOGIA PROGRESSISTA NO EXERCÍCIO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃOLISTA
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.65361Resumo
A partir da fala do autor em torno das atividades administrativas, exercidas à testa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1991), este artigo propõe “desocultar” o conhecimento sistematizado por Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), compatibilizando sua gnosiologia político-filosófica e empírica com referenciais teóricos e o exercício da gestão democrática da educação. O texto destaca, “em letra de forma”, a problematização de relações de saber e de poder, sobremaneira, no atual contexto produtivista das relações sociais e educacionais do país, com a reescrita das memórias de Paulo Freire acerca de sua experiência institucional, cuja narrativa revela a liberdade de ser, pensar e estar no mundo, contribuindo para revigorar sua Pedagogia Progressista, libertadora e socialista.
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