Arquitetura da informação e o comércio eletrônico à luz das cinco leis de Ranganathan

Autores

  • Larissa Vidal Negreiros de Azevedo Universidade Federal Fluminense

Resumo

Objetiva, de modo geral, mostrar a relação entre as cinco leis da Biblioteconomia criadas por Ranganathan e o comércio eletrônico através da arquitetura da informação. Conceitua arquitetura da informação e apresenta os sistemas de organização, navegação, rotulação e busca propostos por Rosenfeld, Morville e Arango, além de trazer um panorama sobre o profissional arquiteto da informação. Caracteriza comércio eletrônico e destaca as técnicas de Search Engine Optimization – SEO, termo que pode ser traduzido como otimização para os motores de busca, e evidencia os motivos pelos quais as competências do bibliotecário condizem com essa atividade. Historiciza de forma breve a trajetória de Shiyali Ramamrita Ranganathan como bibliotecário e salienta a criação das cinco leis da Biblioteconomia. Exibe adaptações de cada uma dessas leis para o meio digital e as relaciona com o contexto do comércio eletrônico.  

Palavras-Chave: Arquitetura da Informação. Comércio Eletrônico. Ranganathan. Cinco Leis da Biblioteconomia. Organização da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Vidal Negreiros de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Ciência da Informação

Biblioteconomia e Documentação

Publicado

2021-10-29

Como Citar

de Azevedo, L. V. N. (2021). Arquitetura da informação e o comércio eletrônico à luz das cinco leis de Ranganathan. Ensaio Geral, (2), 21-48. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/50632

Edição

Seção

Artigos