Arquitetura da informação e o comércio eletrônico à luz das cinco leis de Ranganathan

Autores

  • Larissa Vidal Negreiros de Azevedo Universidade Federal Fluminense

Resumo

Objetiva, de modo geral, mostrar a relação entre as cinco leis da Biblioteconomia criadas por Ranganathan e o comércio eletrônico através da arquitetura da informação. Conceitua arquitetura da informação e apresenta os sistemas de organização, navegação, rotulação e busca propostos por Rosenfeld, Morville e Arango, além de trazer um panorama sobre o profissional arquiteto da informação. Caracteriza comércio eletrônico e destaca as técnicas de Search Engine Optimization – SEO, termo que pode ser traduzido como otimização para os motores de busca, e evidencia os motivos pelos quais as competências do bibliotecário condizem com essa atividade. Historiciza de forma breve a trajetória de Shiyali Ramamrita Ranganathan como bibliotecário e salienta a criação das cinco leis da Biblioteconomia. Exibe adaptações de cada uma dessas leis para o meio digital e as relaciona com o contexto do comércio eletrônico.  

Palavras-Chave: Arquitetura da Informação. Comércio Eletrônico. Ranganathan. Cinco Leis da Biblioteconomia. Organização da Informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Vidal Negreiros de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

    Departamento de Ciência da Informação

    Biblioteconomia e Documentação

Publicado

2021-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Arquitetura da informação e o comércio eletrônico à luz das cinco leis de Ranganathan. (2021). Ensaio Geral, 2, 21-48. https://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/50632