Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Word, Open Office ou RTF.
  • Artigos Originais, Resenhas, Notas de Pesquisa, Etnografias visuais e Revisões Bibliográficas precisam conter no início do documento: Título, resumo e palavras-chave em português e em uma língua estrageira (inglês ou espanhol).

  • Todos os quadros, figuras, imagens e mapas são numerados e identificados por um título, sendo colocados no final do texto, tendo este a indicação dos locais onde devem ser inseridos. As Referências Bibliográficas são colocadas depois dos quadros e deverão conter apenas as obras referenciadas, ordenadas alfabeticamente. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução de imagens ficará a cargo do/a autor/a.
  • Na primeira versão do texto original, a ser submetido para avaliação, não deve constar qualquer identificação do(s) autor(es), para não comprometer a avaliação cega.
  • Os autores devem preencher seus DADOS DE CADASTRO no site de forma completa: nome, ORCID, e-mail, lattes, bionota e afiliação institucional (especificando cidade, estado e país da instituição).
  • Ao realizar a submissão, os autores dos trabalhos declaram aceitar todas as condições nele instituídas, devendo atendê-las integralmente.

Diretrizes para Autores

Aviso: Devido ao grande fluxo de trabalho, as submissões de RESENHAS estão SUSPENSAS temporariamente para evitar que os/as autores/as fiquem muito tempo com seus textos em análise. Os demais gêneros seguem sendo recebidos normalmente. 

Sobre o anti-plágio:

Os trabalhos submetidos à Revista Ensaios passam por um procedimento de verificação de plágio, estando sujeitos à recusa imediata caso contenham plágio ou autoplágio.
As submissões devem ser inéditas e não podem estar sendo avaliadas para publicação por outra revista.
Serão considerados situações de autoplágio quando o trabalho submetido não possuir uma, ou mais citações, corretamente referenciadas de produções de própria autoria que passaram por avaliações de pares como monografias, dissertações e teses.
Também não aceitamos a duplicação de publicação ou tradução de artigo já presente em outro periódico ou como capítulo de livro.

Da formatação dos textos

Espaçamento de 1,5 (um e meio) entre linhas, parágrafo 1,5 (um e cinquenta), fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze). As palavras em outras línguas devem estar em itálico (exceto em endereços URL).

Alinhamento justificado, separação de sílabas.

Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

A revisão ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

Citações de textos de outros autores com até três linhas devem ser colocadas no corpo do texto entre aspas; as que ultrapassarem três linhas devem ser feitas fora do corpo do texto com recuo de 4 cm sem aspas e com fonte tamanho 11 e espaçamento simples. As notas de rodapé são numeradas

Todas as informações explícitas referente ao autor/a, como auto-citações ou referências a trabalhos anteriores, devem ser anonimizadas tanto no corpo do texto como na bibliografia final de forma a garantir o sistema de anonimato. Por exemplo, a citação no texto de um artigo publicado pela autora do manuscrito Lucia Mattos em 2021, deve ser lida: “(Autor, 2021)”. Na lista de referências bibliográficas, a citação para este artigo deve ler-se somente “Autor (2021)”

Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores, o texto final, no caso de aprovação para publicação, deve informar ao final do documento, de modo preciso, as contribuições específicas de cada autor/a. As/Os autoras/es também devem especificar formalmente se há ou não possíveis conflitos de interesse na realização e comunicação de suas pesquisas.

As referências bibliográficas devem conter: sobrenome do autor em letras maiúsculas; vírgula; nome do autor em letras minúsculas; ponto; título da obra em negrito; ponto; local da publicação; dois pontos; editora; vírgula; ano da publicação; ponto. Ex: VELHO, G. Arte e Sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

Todos os quadros, figuras, imagens e mapas são numerados e identificados por um título, sendo colocados no final do texto, tendo este a indicação dos locais onde devem ser inseridos. 

As Referências Bibliográficas são colocadas depois dos quadros e deverão conter apenas as obras referenciadas, ordenadas alfabeticamente. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução de imagens ficará a cargo do/a autor/a.

 

Pares-cega 

O critério de avaliação da revista é duplo-cega, mantendo o anonimato de pareceristas e autores a fim de assegurar uma avaliação criteriosa e sem interferência. Ambos não são identificados no processo editorial. 

 

As sessões da Revista Ensaios:

O/A autor/a deverá se cadastrar no site para submeter seu trabalho à avaliação. Só serão aceitos trabalhos textuais em português, que estejam de acordo com todas as diretrizes e dentro de uma das sessões seguintes:

* Artigos Originais: Devem indicar título, resumo de no máximo 10 linhas e um conjunto de 3 (três) a 5 (cinco)  palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) que identifiquem seu conteúdo.  Os artigos também devem conter as versões em inglês do título, resumo e palavras-chave (title, abstract e keywords) e devem ter no mínimo 10 (dez) laudas, sem contar as referências bibliográficas. O limite máximo é de 20 (vinte) laudas, incluindo as referências. 

*Resenhas: Serão aceitas resenhas de livros, obras cinematográficas e conteúdos audiovisuais (curta, média e longa metragem, documentários, ficções, animações, videoclipes, séries, vídeos etc.). As resenhas devem ter no mínimo 3 (três) laudas e no máximo 7 (sete) laudas; o título deve indicar a referência (bibliográfica e fílmica) do trabalho resenhado, nome(s) do(s) do(s) autor(es) da obra e ano.

*Relatos de experiência: de aulas, projetos de extensão, projetos didáticos, oficinas, minicursos, fóruns, visitas técnicas, observações de pesquisa, dentre outros. Entre 5 e 10 laudas sem considerar referências bibliográficas.

*Revisões de Literatua: desde que expressamente relacionadas às Ciências Sociais, e área de humanidades. Entre 5 e 15 laudas.

*Notas de pesquisa: relatórios parciais e/ou finais de pesquisa de estudantes de graduação ou pós-graduação. Entre 5 e 15 laudas.

*Dossiê temático: Caso exista chamada de dossiê ativo, as submissões devem seguir as diretrizes para artigos originais da Revista Ensaios. 

*Entrevistas: É imprescindível que as entrevistas contenham uma apresentação de no máximo uma lauda. Além disso, devem conter os nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es), indicando titulação, afiliação acadêmica, grupo de pesquisa (quando houver) e email para contato. Solicitamos o envio da declaração de autorização do(s) entrevistado(s) concordando com a publicação do trabalho, contendo dados e assinada em formato PDF. As entrevistas não devem exceder 10 (dez) laudas.

 *Ensaios: Devem indicar apenas o título e conter a estrutura básica de introdução, fundamentação, conclusão e referências bibliográficas, possuindo no mínimo 5 (cinco) e no máximo 8 (oito) páginas sem contar as referências bibliográficas.

*Etnografias visuais: propostas de ensaios nas mais diferentes linguagens visuais (fotografia, desenhos, gravura, colagem) resultantes de trabalhos etnográficos para compor as edições de 2020 e 2021 da revista. Os trabalhos podem conter até 8 imagens, acompanhados de uma breve introdução de até 2000 palavras relacionadas aos aspectos metodológicos e etnográficos do trabalho. 

*Poesias/Poemas: Devem incluir título e autoria.

Da autoria: 

Identificação dos autores: Na primeira versão do texto original, a ser submetido para avaliação, não deve constar qualquer identificação do(s) autor(es), para não comprometer a avaliação cega. Após ser avaliado pelos pareceristas, e corrigidos pelos autores, é que deverão ser acrescentadas as informações sobre a autoria, ou seja, apenas na versão final.

Número de autores: Aceitam-se até três autores, por trabalho (desde que ambos façam parte da pesquisa).

A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida do arquivo na opção Informações > Propriedades > Pessoas relacionadas no Word, garantindo, desta forma, o critério de avaliação por pares-cega.

Do prazo:

O processo leva em média 6 meses a partir da data de recebimento do manuscrito. Este prazo é estabelecido segundo a média de artigos, podendo variar de trabalho para trabalho. Essa variação se deve a diversos fatores, como a celeridade dos avaliadores, cumprimento dos prazos de retorno e resposta etc. O prazo também varia de acordo com a quantidade de rodadas de revisão que cada manuscrito demandar.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.