Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As submissões devem ser inéditas e não podem estar sendo avaliadas para publicação por outra revista. Os trabalhos submetidos à Revista Ensaios passam por um procedimento de verificação de plágio, estando sujeitos à recusa imediata caso contenham plágio ou autoplágio. 
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Word, Open Office ou RTF.
  • O texto deve estar de acordo com as Normas ABNT, dentre as quais:

    1 - Espaçamento de 1,5 (um e meio) entre linhas, parágrafo 1,25 (um e vinte e cinco), fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze). As palavras em outras línguas devem estar em itálico(exceto em endereços URL). 
    1.1 - Alinhamento justificado, separação de sílabas.
    1.2 - Citações de textos de outros autores com até três linhas devem se colocadas no corpo do texto entre aspas; as que ultrapassarem três linhas devem ser feitas fora do corpo do texto com recuo de 4cm sem aspas e com fonte tamanho 11.
    1.3 - As referências bibliográficas devem conter: sobrenome do autor em letras maiúsculas; vírgula; nome do autor em letras minúsculas; ponto; título da obra em negrito; ponto; local da publicação; dois pontos; editora; vírgula; ano da publicação; ponto. Ex: VELHO, G. Arte e Sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

  • As figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente com indicação de onde devem ser inseridas.
  • A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida do arquivo na opção Informações > Propriedades > Pessoas relacionadas no Word, garantindo, desta forma, o critério de avaliação por pares-cega.
  • Ao realizar a submissão, os autores dos trabalhos declaram aceitar todas as condições nele instituídas, devendo atendê-las integralmente.

Diretrizes para Autores

Aviso: Devido ao grande fluxo de trabalho, as submissões de RESENHAS  estão SUSPENSAS temporariamente para evitar que os/as autores/as fiquem muito tempo com seus textos em análise. Os demais gêneros como artigos, ensaios, poesias e entrevistas, seguem sendo recebidos normalmente. 

 

ATENÇÃO:

- É imprescindível que os autores leiam as diretrizes e ajustem seus textos antes da submissão. Os textos que não estiverem de acordo com as diretrizes serão recusados.

- Os autores devem preencher seus DADOS DE CADASTRO de forma completa, incluindo resumo da biografia.

- Os trabalhados submetidos à Revista Ensaios passam por um procedimento de verificação de PLÁGIO, estando sujeitos à recusa imediata caso contenham plágio ou autoplágio. 

- Os trabalhos devem estar formatados conforme as Normas ABNT.

- O tempo médio de avaliação dos trabalhos é de 6 meses.

 

* O autor deverá se cadastrar no site para submeter seu trabalho à avaliação. Só serão aceitos trabalhos textuais em português, que estejam de acordo com todas as diretrizes e dentro de uma das sessões seguintes:

* Artigos: Devem indicar título, resumo de no máximo 10 linhas e um conjunto de 3 (três) a 5 (cinco)  palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) que identifiquem seu conteúdo.  Os artigos também devem conter as versões em inglês do título, resumo e palavras-chave (title, abstract e keywords) e devem ter no mínimo 10 (dez) laudas, sem contar as referências bibliográficas. O limite máximo é de 20 (vinte) laudas, incluindo as referências. 

* Resenhas: Serão aceitas resenhas de livros, obras cinematográficas e conteúdos audiovisuais (curta, média e longa metragem, documentários, ficções, animações, videoclipes, séries, vídeos etc.). As resenhas devem ter no mínimo 3 (três) laudas e no máximo 7 (sete) laudas; o título deve indicar a referência (bibliográfica e fílmica) do trabalho resenhado, nome(s) do(s) do(s) autor(es) da obra e ano.

* Entrevistas: É imprescindível que as entrevistas contenham uma apresentação de no máximo uma lauda. Além disso, devem conter os nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es), indicando titulação, afiliação acadêmica, grupo de pesquisa (quando houver) e email para contato. Solicitamos o envio da declaração de autorização do(s) entrevistado(s) concordando com a publicação do trabalho, contendo dados e assinada em formato PDF. As entrevistas não devem exceder 10 (dez) laudas.

 

* Ensaios: Devem indicar título, resumo de no máximo 10 linhas e um conjunto de 3 (três) a 5 (cinco)  palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) que identifiquem seu conteúdo, e as versões em inglês do título, resumo e palavras-chave (title, abstract e keywords). Devem ter a estrutura básica de introdução, fundamentação, conclusão e referências bibliográficas, possuindo no mínimo 5 (cinco) e no máximo 8 (oito) páginas sem contar as referências bibliográficas.

 

* Poemas: Devem incluir título e autoria.

Artigos

Nesta seção encontra-se artigos científicos de areas afins relativas as Ciências Humanas.

Resenhas - Edital Editora Vozes

Seção exclusiva para resenhistas selecionados em edital.

Ensaios

Esta seção abrange as três formas de texto respeitando os seguintes critérios de publicação: 1) Ensaios: coerência e coesão textual. O trabalho deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. 2) Resenhas: relevância. Serão publicadas as resenhas dos textos mais utilizados nas bibliografias dos cursos e a de textos inéditos e/ou recentes. Traduções: originalidade. Serão publicadas somente traduções de textos inéditos em língua portuguesa.

Dossiê de Sociologia Econômica

Sessão exclusiva para os participantes deste dossiê.
 
 
Os artigos submetidos ao dossiê deverão seguir as mesmas regras de formatação dos artigos em fluxo contínuo. Para saber mais acesse: https://periodicos.uff.br/ensaios/about/submissions
 

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.