As esquizoanálises

Autores

  • Felix Guattari

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v1i1.60

Palavras-chave:

esquizoanálises, psicanálise, psicologia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felix Guattari

Pierre-Félix Guattari (Villeneuve-les-Sablons, Oise, 30 de Abril de 1930 — Cour-Cheverny, 29 de Agosto de 1992) foi um filósofo e militante revolucionário francês

Colaborou durante muitos anos com Gilles Deleuze, escrevendo com este, entre outros, os livros Anti-Édipo, Capitalismo e Esquizofrenia e O que é Filosofia?. Félix Guattari, dotado de um estilo literário incomparável, é, de longe, um dos maiores inventores conceituais do final do século XX. Esquizoanálise, transversalidade, ecosofia, caosmose, entre outros, são alguns dos conceitos criados e desenvolvidos pelo autor.

Guattari, na esteira de Wilhelm Reich, rompeu com os dogmatismos marxistas e psicanalíticos de todos os tipos. Foi muito longe nesta desterritorialização e criou uma obra original na qual o problema do desejo singular é inseparável do político, da indústria, da informática, das instituições. Inconsciente institucional, para além, aquém, junto com o inconsciente individual. Coloca o problema da subjetividade – em um sentido bastante diferente da tradição filosófica – no centro das questões políticas e sociais contemporâneas. Teorizou também sobre a questão da transdisciplinaridade.

Trabalhou a vida inteira na clínica de La Borde, de psicoterapia institucional, do doutor Jean Oury.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Como Citar

Guattari, F. (2008). As esquizoanálises. Ensaios, 1(1), p.71-91. https://doi.org/10.22409/re.v1i1.60

Edição

Seção

Traduções